segunda-feira, 15 de agosto de 2011

NAVI - LUGAR A DUDAS proposta conjunta para CONTINENTES

CALIDOSCOPIA: Un gabinete de curiosidades

UM LUGAR DE GUARDADOS

LUGAR A DUDAS propõe ao NAVI a construção de uma ARCA, uma fotocopiateca com doze gavetas, um armário onde deverão ser inseridas cópias de textos, CD, DVD, folfers, publicações, etc. Os assuntos das gavetas deverão nortear as atividades conjuntas do projeto  CONTINENTES da 8ª Bienal do Mercosul.

Do espaço visitante estarão aqui: 
YOLANDA CHOIS,  artista que trabalha na coordenação dos eventos de Lugar a Dudas e  JUAN SEBASTIAN RAMIREZ, curador independente que realizou projetos no espaço e participa de uma das gavetas da ARCA.


CALIDOSCOPIA: Un gabinete de curiosidades
El dispositivo fue ideado y diseñado por todo el equipo de Lugar a Dudas,
el material es cartónplast (lamina de cartón plástico), las medidas totales son:

Altura: 46.5 centímetros.
Ancho: 70 centímetros.
El dispositivo consta de dos laminas cuadradas (70 x 70), 12 cajas y 4 llantas.

Cada cajón (son 12 en total) mide por dentro:
36 centímetros de largo
25 centímetros de ancho
8.5 centímetros de altura.

LUGAR a DUDAS para CALIDOSCOPIA

propostas executadas durante residência

NAVI para CALIDOSCOPIA

                  Proposta conceitual: LUGAR DE GUARDADOS

O objetivo do NAVI é de sistematizar o processo de preenchimento das gavetas da CALIDOSCOPIA com temáticas relacionadas às atividades do núcleo, a produção das suas oficinas, publicações de associados e  assuntos sobre as Artes Visuais  que estejam em conformidade com os temas, inicialmente, propostos por LUGAR a DUDAS, como uma forma de integração da produção artística dos dois espaços envolvidos no projeto CONTINENTES, de artista visitante.


____________________________________________________________________
Gavetas I  e II
                                 A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA - memórias e lembranças


PASSADO REVISITADO
Referência:exposição coletiva
Descritivo: Histórias reais ou inventadas são pequenas lembranças que contaminam a memória, este componente humano imensurável e determinante de identidades e relações. Um território expandido, constantemente, esculpido pelo tempo. Em 1996, onze artistas/gravadores do NAVI realizaram um álbum de diferentes técnicas de gravura cuja temática estabeleceu “um olhar sobre a nossa memória” individual e coletiva. Na época uma exposição itinerante foi montada em diferentes espaços universitários da região e, atualmente, em fábricas da cidade. Torná-la um tema para a ARCA é uma forma de estabelecer um novo resgate. 

PINTE OS MUROS e VITRINES DO VAREJO
Referência: livro comemorativo e álbum de fotos dos eventos
Descritivo: Na nossa cidade e região, a colonização italiana origina, constantemente, uma série de ações de preservação e resgate das nossas origens. Muitas vezes, cumprindo sua vocação comunitária, o NAVI torná-se participante destes eventos. Para  várias edições da  Festa Nacional da Uva, os artistas do núcleo interferiram no visual da cidade realizando o projeto Pinte os Muros que, em 2001 em parceria com outras entidades públicas e privadas,  transformou-se em uma exposição coletiva denominada “Vitrines do Varejo”.´As fotos, registro destes trabalhos, determinam os assuntos desta gaveta.

_______________________________________________________________________
Gavetas III 
        ESCRITOS – o território da linguagem


Referência: publicações dos associados do NAVI
Descritivo:  catálogos, folders, publicações deverão ser fotocopiadas e inseridas na ARCA.

_________________________________________________________________________
Gaveta IV
     A HISTÓRIA DA ARTE
Referência: Cursos Teóricos, Seminários e Encontros com Artistas
Descritivo: O NAVI, desde a sua fundação, valoriza os cursos teóricos como uma forma de estabelecer um pensamento em Arte e dar suporte ao trabalho dos seus artistas. O Conversas Ilustradas, curso de História da Arte ministrado por Jailton Moreira, é realizado a mais de 15 anos. Com este propósito, em 2008, o NAVI realizou o Seminário NAVI- 20 anos com a presença de artistas, curadores  e críticos da capital do estado e centro do país com o lançamento do livro Diálogos, organizado por Gabriela Motta.

Referência: assuntos sobre Artes Visuais
Descritivo: Textos referentes às Artes Visuais deverão ser fotocopiados e inseridos na ARCA.

__________________________________________________________________
Gaveta V
A PAISAGEMum espaço físico e da memória
Artista: Odilza Michelon
Obra de referência: Xerox em acetato
Descritivo: A paisagem é tema recorrente no trabalho da artista, especialmente, aquelas que remetem às suas vivencias e origem. Reconfigurá-la, por meio de recortes e montagens, é parte da sua poética. Uma espécie de jogo aleatório que transforma a narrativa primeira em outras tantas, reais ou inventadas. Esta manipulação, aparentemente mentirosa, torna-se verdadeira na medida em que o resultado fala por si só. As novas paisagens se transformam em imagens que ninguém desmente. Elas contam com pequenas sutilezas a história de uma vida. Uma colagem de verdades, muito particular.
_________________________________________________________________________
Gaveta VI
 ARQUITETURA – um território em movimento

Artista: Margarete Zanchin
Obra de referência: gravura em metal
Descritivo: Andar pelas ruas de uma cidade é uma experiência física/espaço/temporal. Observar detidamente as modificações decorrentes da passagem do tempo, das transformações dos seus espaços e, registrá-las em gravuras, foi um dos objetivos do projeto “Gravando Caxias” realizado pela artista em 2004. Aprisionar as imagens, decorrentes deste percurso, em uma caixa de madeira indicando sua localização geográfica é disponibilizar-se a ser o seu fiel depositário. Um ato silencioso que resguarda a memória, a identidade e as origens de cada um dos lugares retratados.

__________________________________________________________________
Gaveta VII
 
Artista: Iolanda Gollo Mazzotti
Obra de referência: OBJETO
Descritivo: a marca da palavra "não", pelo movimento do objeto
________________________________________________________________________
 Gavetas  VIII - IX – X – XI
A PRODUÇÃO ARTÍSTICA - um processo contínuo

O ESPAÇO URBANO
Artista: Clara Kope
Obra de referência: xilogravura

O ESPAÇO RURAL
Artista: Lourdes Slomp
Obra de referência: xilogravura

A CULINÁRIA LOCAL
Artista: Saura Maschio 
Obra de referência: xilogravura

Tema: O JARDIM
Artista: Suzana Maino
Obra de referência: desenho

Descritivo: O NAVI mantém espaços às oficinas de xilogravura, gravura em metal, fotografia pinhole, desenho e pintura.  As obras de um grupo de artistas que freqüenta sistematicamente estas oficinas estabelecem as temáticas desta gavetas.
__________________________________________________________________________
                                                      Gavetas  XII
                                                  Projeto NAVI - ARTE POSTAL


Aprovado em Lei de Incentivo Municipal o projeto NAVI - ARTE POSTAL propõe a elaboração de 2000 postais que serão enviados a 2000 pessoas, que deverão interferir no mesmo e reenviá-lo ao núcleo, em envelopes pré pago. No segundo semestre de 2012 todos os postais deverão fazer parte de uma mostra a ser realizada na Galeria do Centro de Cultura Ordovás, de Caxias do Sul. Ao término desta, os postais serão, novamente, enviados à comunidade caxiense de forma aleatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário