Convite para a exposição coletiva de livros de artista "O PÃO NOSSO", com abertura terça feira, dia 30 de agosto, às 19:30 horas na galeria da FEEVALE. As obras já estiveram expostas no Atelier Livre de Porto Alegre, posteriormente, em Vicenza na Itália, Bristol na Inglaterra, Sevilha na Espanha e no espaço do Arquivo Histórico Municipal em Caxias do Sul.
domingo, 28 de agosto de 2011
terça-feira, 23 de agosto de 2011
NAVI - para receber LUGAR A DUDAS e KIOSKO
Em uma tarde fria, do inverno caxiense, aconteceu na sede do núcleo a reunião de apresentação das propostas e enunciados conjuntos NAVI, LUGAR a DUDAS e KIOSKO, do projeto CONTINENTES, da 8ª BIENAL DO MERCOSUL com a presença da atual diretoria e conselhos, ex-presidentes, artistas, associados e representantes da comunidade: Ana Alberti, presidente da COMIC - Comissão Municipal de Lei de Incentivo à Cultura, Carine Turelly, da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura, Carlinhos Santos, jornalista do Jornal Pioneiro, Ana Caravantes, captação de recursos e Rosa Maria Guerra, do Atelier Livre de Antônio Prado. Na ocasião foi apresentado, também, o layout e a sistemática do projeto NAVI - ARTE POSTAL que deverá estar em andamento nos próximos meses. Estamos nos preparando à vinda de LUGAR a DUDAS e KIOSKO!!!!!
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
NAVI - VIVI na CASA M
VIVIANE PASQUAL mostra suas placas, em Porto alegre, na vitrine da CASA M da 8ª Bienal do Mercosul. Vale a pena conferir!!!
NAVI - exposição SUBLIMAÇÃO
DALVA BELLÓ, artista do NAVI, mostra suas pinturas na Galeria de Arte Gerd Bornheim da Casa Municipal da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima até o dia 02 de setembro. Na foto, com Suzana Maino, presidente do Conselho Consultivo, Saura Maschio, presidente do Conselho Fiscal, e Lourdes Slomp, Tesoureira.
Na abertura o carinho das curadoras e artistas Mádia Bertolucci e Beatriz Balen Susin e de um número expressivo de amigos.
NAVI - LUGAR A DUDAS proposta conjunta para CONTINENTES
CALIDOSCOPIA: Un gabinete de curiosidades
UM LUGAR DE GUARDADOS
LUGAR A DUDAS propõe ao NAVI a construção de uma ARCA, uma fotocopiateca com doze gavetas, um armário onde deverão ser inseridas cópias de textos, CD, DVD, folfers, publicações, etc. Os assuntos das gavetas deverão nortear as atividades conjuntas do projeto CONTINENTES da 8ª Bienal do Mercosul.
Do espaço visitante estarão aqui:
YOLANDA CHOIS, artista que trabalha na coordenação dos eventos de Lugar a Dudas e JUAN SEBASTIAN RAMIREZ, curador independente que realizou projetos no espaço e participa de uma das gavetas da ARCA.
CALIDOSCOPIA: Un gabinete de curiosidades
El dispositivo fue ideado y diseñado por todo el equipo de Lugar a Dudas,
el material es cartónplast (lamina de cartón plástico), las medidas totales son:
Altura: 46.5 centímetros.
Ancho: 70 centímetros.
El dispositivo consta de dos laminas cuadradas (70 x 70), 12 cajas y 4 llantas.
Cada cajón (son 12 en total) mide por dentro:
36 centímetros de largo
25 centímetros de ancho
8.5 centímetros de altura.
propostas executadas durante residência
NAVI para CALIDOSCOPIA
Proposta conceitual: LUGAR DE GUARDADOS
O objetivo do NAVI é de sistematizar o processo de preenchimento das gavetas da CALIDOSCOPIA com temáticas relacionadas às atividades do núcleo, a produção das suas oficinas, publicações de associados e assuntos sobre as Artes Visuais que estejam em conformidade com os temas, inicialmente, propostos por LUGAR a DUDAS, como uma forma de integração da produção artística dos dois espaços envolvidos no projeto CONTINENTES, de artista visitante.
____________________________________________________________________
Gavetas I e II
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA - memórias e lembranças
PASSADO REVISITADO
Referência:exposição coletiva
Descritivo: Histórias reais ou inventadas são pequenas lembranças que contaminam a memória, este componente humano imensurável e determinante de identidades e relações. Um território expandido, constantemente, esculpido pelo tempo. Em 1996, onze artistas/gravadores do NAVI realizaram um álbum de diferentes técnicas de gravura cuja temática estabeleceu “um olhar sobre a nossa memória” individual e coletiva. Na época uma exposição itinerante foi montada em diferentes espaços universitários da região e, atualmente, em fábricas da cidade. Torná-la um tema para a ARCA é uma forma de estabelecer um novo resgate.
PINTE OS MUROS e VITRINES DO VAREJO
Referência: livro comemorativo e álbum de fotos dos eventos
Descritivo: Na nossa cidade e região, a colonização italiana origina, constantemente, uma série de ações de preservação e resgate das nossas origens. Muitas vezes, cumprindo sua vocação comunitária, o NAVI torná-se participante destes eventos. Para várias edições da Festa Nacional da Uva, os artistas do núcleo interferiram no visual da cidade realizando o projeto Pinte os Muros que, em 2001 em parceria com outras entidades públicas e privadas, transformou-se em uma exposição coletiva denominada “Vitrines do Varejo”.´As fotos, registro destes trabalhos, determinam os assuntos desta gaveta.
_______________________________________________________________________
Gavetas III
ESCRITOS – o território da linguagem
ESCRITOS – o território da linguagem
Referência: publicações dos associados do NAVI
Descritivo: catálogos, folders, publicações deverão ser fotocopiadas e inseridas na ARCA.
_________________________________________________________________________
Gaveta IV
A HISTÓRIA DA ARTE
Descritivo: O NAVI, desde a sua fundação, valoriza os cursos teóricos como uma forma de estabelecer um pensamento em Arte e dar suporte ao trabalho dos seus artistas. O Conversas Ilustradas, curso de História da Arte ministrado por Jailton Moreira, é realizado a mais de 15 anos. Com este propósito, em 2008, o NAVI realizou o Seminário NAVI- 20 anos com a presença de artistas, curadores e críticos da capital do estado e centro do país com o lançamento do livro Diálogos, organizado por Gabriela Motta.
Referência: assuntos sobre Artes Visuais
Descritivo: Textos referentes às Artes Visuais deverão ser fotocopiados e inseridos na ARCA.
Descritivo: Textos referentes às Artes Visuais deverão ser fotocopiados e inseridos na ARCA.
__________________________________________________________________
Gaveta V
A PAISAGEM – um espaço físico e da memória
A PAISAGEM – um espaço físico e da memória
Artista: Odilza Michelon
Obra de referência: Xerox em acetato
Descritivo: A paisagem é tema recorrente no trabalho da artista, especialmente, aquelas que remetem às suas vivencias e origem. Reconfigurá-la, por meio de recortes e montagens, é parte da sua poética. Uma espécie de jogo aleatório que transforma a narrativa primeira em outras tantas, reais ou inventadas. Esta manipulação, aparentemente mentirosa, torna-se verdadeira na medida em que o resultado fala por si só. As novas paisagens se transformam em imagens que ninguém desmente. Elas contam com pequenas sutilezas a história de uma vida. Uma colagem de verdades, muito particular.
_________________________________________________________________________
Gaveta VI
ARQUITETURA – um território em movimento
ARQUITETURA – um território em movimento
Artista: Margarete Zanchin
Obra de referência: gravura em metal
Descritivo: Andar pelas ruas de uma cidade é uma experiência física/espaço/temporal. Observar detidamente as modificações decorrentes da passagem do tempo, das transformações dos seus espaços e, registrá-las em gravuras, foi um dos objetivos do projeto “Gravando Caxias” realizado pela artista em 2004. Aprisionar as imagens, decorrentes deste percurso, em uma caixa de madeira indicando sua localização geográfica é disponibilizar-se a ser o seu fiel depositário. Um ato silencioso que resguarda a memória, a identidade e as origens de cada um dos lugares retratados.
__________________________________________________________________
Gaveta VII
Artista: Iolanda Gollo Mazzotti
Obra de referência: OBJETO
Descritivo: a marca da palavra "não", pelo movimento do objeto
________________________________________________________________________
Gavetas VIII - IX – X – XI
A PRODUÇÃO ARTÍSTICA - um processo contínuo
O ESPAÇO URBANO
Artista: Clara Kope
Obra de referência: xilogravura
O ESPAÇO RURAL
O ESPAÇO RURAL
Artista: Lourdes Slomp
Obra de referência: xilogravura
A CULINÁRIA LOCAL
A CULINÁRIA LOCAL
Artista: Saura Maschio
Obra de referência: xilogravura
Tema: O JARDIM
Tema: O JARDIM
Artista: Suzana Maino
Obra de referência: desenho
Descritivo: O NAVI mantém espaços às oficinas de xilogravura, gravura em metal, fotografia pinhole, desenho e pintura. As obras de um grupo de artistas que freqüenta sistematicamente estas oficinas estabelecem as temáticas desta gavetas.
__________________________________________________________________________
Gavetas XIIProjeto NAVI - ARTE POSTAL
Aprovado em Lei de Incentivo Municipal o projeto NAVI - ARTE POSTAL propõe a elaboração de 2000 postais que serão enviados a 2000 pessoas, que deverão interferir no mesmo e reenviá-lo ao núcleo, em envelopes pré pago. No segundo semestre de 2012 todos os postais deverão fazer parte de uma mostra a ser realizada na Galeria do Centro de Cultura Ordovás, de Caxias do Sul. Ao término desta, os postais serão, novamente, enviados à comunidade caxiense de forma aleatória.
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
NAVI - KIOSKO projeto conjunto para CONTINENTES
Proposta conceitual: CONTINENTES
Propuesta Conceptual: CONTINENTES
Considerando o conceito de continentes como um espaço físico, mental, territorial, da memória o NAVI propõe os enunciados abaixo, aos artistas de KIOSKO. Nossas proposições pretendem fazer relações com os tópicos ditos relevantes às discussões da 8ª Bienal do Mercosul, tais como: mapeamento, colonização, fronteira, aduana, alianças, transnacionalidade, construções geopolíticas, localidades, viajantes pesquisadores, paisagem e política (extraídos do texto do curador José Roca).
Teniendo en cuenta el concepto de continentes como espacio fisico, mental, espacial y de memoria NAVI propone a los artistas de KIOSKO. Nuestras propuestas conjuntas buscan establecer conexiones con los temas pertinentes de la 8 ª Bienal Mercosur, tales como la cartografía, los asentamientos, fronteras, aduanas, las alianzas transnacionales, las estructuras geopolíticas, los lugares, los investigadores los viajeros, y el panorama político.(extraído del texto por el curador José Roca).
As obras dos artistas do NAVI são referências para a produção dos artistas escolhidos por KIOSKO, para cada uma das cinco proposições. Conversas por skype, e-mail, correio postal e as trocas de conhecimento entre os diretamente envolvidos em cada uma delas, estabelecem uma forma de interlocução. Ao final do processo, uma exposição coletiva, no espaço do NAVI, será realizada durante a estada de RACHEL SCHWARTZ e ROBERTO UNTERLADSTATTER em Caxias do Sul.
O NAVI convida os artistas de KIOSKO a enviar informações sobre suas propostas e obras do projeto CONTINENTES da 8ª Bienal do Mercosul. Estaremos postando neste blog......... .
O NAVI convida os artistas de KIOSKO a enviar informações sobre suas propostas e obras do projeto CONTINENTES da 8ª Bienal do Mercosul. Estaremos postando neste blog......... .
________________
PROPOSTA Nº 1
Obra de referência: “terra”/ "La Tierra" (projeto coletivo)
Artista do Navi: ODETE GARBIN (org)
Artista de Kiosko: RAQUEL SCHWARTZ
Temática: A COR DA PAISAGEM
EL COLOR DE PAISAJE
Acompanhando as estradas, no limiar das colinas, no corte das montanhas a constante presença dos barrancos. Sua exuberância é percebida, quando se erguem na paisagem desenhando contornos contra o céu, revelando a terra impregnada de texturas e cores. De 2004 a 2006 um grupo de artistas do NAVI na busca de alternativas à pintura, realizou experiências com pigmentos obtidos em terras coletadas na região. Associados aos aglutinantes resultaram tintas caracterizadas por texturas e tonalidades locais. Matéria e cor acumularam-se em camadas de pintura na criação de um grande painel – a representação da paisagem de origem. Esta obra de assinatura coletiva e a terra in natura foram expostas na galeria da Casa Municipal da Cultura de Caxias do Sul e, posteriormente, no Museu de Artes do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Atualmente, a proposta está sendo repensada e reelaborada a partir do conceito de limite de um território. Siguiendo la carretera, en el borde de las colinas, en las montañas la presencia constante de los barrancos. Su exuberancia se percibe en el paisaje diseñando los contornos contra el cielo, revelando una tierra llena de texturas y colores. De 2004 a 2006 un grupo de artistas de NAVI, buscan alternativas de pintura, experimentaron con pigmentos obtenidos recogidos en la tierra en la región. Asociados estos con aglutinantes se obtienen tintas que se caracterizan por texturas, tonalidades y matices locales. La materia y el color son acumulados en varias capas de pintura para crear un gran panel, la representación del paisaje de origen. En este trabajo de carácter colectivo fueron exhibidos en la galería de la Casa Municipal de Cultura de Caxias do Sul, y más tarde en el Museo de Arte de Rio Grande do Sul, en Porto Alegre. En la actualidad, la propuesta está siendo repensada y rediseñada desde el concepto de límite de un territorio.
Proposta conjunta:
OLHAR PARA A PAISAGEM LOCAL CRIANDO UMA RELAÇÃO COM CONCEITOS DE REPRESENTAÇÃO E LIMITE. MIRAR EL PAISAJE LOCAL PARA CREAR UNA CONEXIÓN CON LA REPRESENTACIÓN DE CONCEPTOS Y LÍMITES.
_____________________
_____________________
PROPOSTA Nº 2
Foto: Joel Jordani
Obra de referência: calcografia/ grabado
Artista do Navi: VERA MARTINI
Artistas de Kiosko: ANUAR ELIAS
CECILIA LAMPO
Temática: O ESPAÇO GEOGRÁFICO DA LINGUAGEM
ÁREA GEOGRÁFICA DEL LENGUAJE
Seis obras reunidas em um “livro de artista”. Seis páginas onde se misturam a impressão de pequenas placas de metal corroído com minúsculos pedaços de papel transparente: um mapa que envolve o conhecimento de linhas, cores, formas, palavras e pontuações. Uma cartografia poética ocupando latitudes e longitudes do imaginário. Um universo alimentado pela corrosão do tempo, pela correção do mundo ou pela imensidão da linguagem visual. Seis obras reunidas en un libro de artista. Seis páginas en las que mezcla la impresión de pequeñas placas de metal corroídas con minúsculos pedazos de papel transparente: un mapa que implica el conocimiento de las líneas, colores, formas, palabras y la puntuación. Una cartografía poética sobre latitudes y longitudes de la imaginación. Un universo impulsado por la corrosión del tiempo, mediante la corrección del mundo o la inmensidad del lenguaje visual.
Proposta conjunta:
A CARTOGRAFIA DAS PALAVRAS: DEFINIÇÕES, NOMENCLATURAS E SIGNIFICADOS. UN MAPA DE PALABRAS: DEFINICIONES, CLASIFICACIONES, NOMENCLATURAS Y SIGNIFICADOS.
____________________
PROPOSTA Nº3Obra de referência: xilogravuras/grabados
Artista do Navi: MARA DE CARLI
Artistas de Kiosko: LIGIA D’ANDREA
SANTIAGO CONTRERAS
Temática: O ESPAÇO FÍSICO
EL ESPACIO FÍSICO
Reconfiguração do espaço, construtivismo, abstracionismo geométrico, estar em relação, temporalidade, posicionamento, reverberações, formas que se organizam e desorganizam, modulação, um corpo que aciona desdobramentos, deslocamentos constantes, recortes e dobras tornam-se palavras e vocábulos pertinentes, significados para tentar construir caixas, representações de objetos e espaços arquitetônicos introduzindo-os nas xilogravuras, juntamente com dobras, dobradiças, corrediças, frestas e aberturas. Em matrizes feitas de diferentes tipos de madeira, com veios abertos por agulhas e alfinetes e gesto no limite da intervenção permanecem, intencionalmente, preservadas a identidade e materialidade do material: as suas digitais. La reconfiguración del espacio, el constructivismo, la abstracción geométrica, estar en relación, tiempo, posición, reflexiones, formas que se organizan y desorganizan, la modulación, un cuerpo que provoca desarrollo, los desplazamientos constantes, cortes y pliegues que se convierten en palabras y palabras relevantes, significados para tratar de construir cajas, representaciones de objetos y espacios arquitectónicos y su introducción en grabados en madera, con pliegues, bisagras, grietas y aberturas. En las matrices hechas de diferentes tipos de madera, con vínculos abiertos con agujas y alfileres y gestos en el borde de la intervención, intencionalmente manteniendo la identidad de la materia y su materialidad: sus huellas digitales.
Proposta conjunta:
RECONFIGURAR UM DETERMINADO ESPAÇO A PARTIR DE PEQUENAS INTERVENÇÕES OU REINTERPRETAR A GRAVURA COM OUTRO MEIO DE ARTE CONTEMPORÂNEA. VOLVER A CONFIGURAR UN DETERMINADO ESPACIO A PARTIR DE PEQUEÑAS INTERVENCIONES O UN REINTERPRETACIÓN DEL GRABADO EN OTRO MEDIO DEL ARTE CONTEMPORANEO.
__________________
PROPOSTA Nº 4
PROPOSTA Nº 4
Obra de referência: fotografia pinhole/ fotografia pinhole
Artista do Navi: NEUZA ZINI
Artistas de Kiosko: DOUGLAS RODRIGO RADA
ROBERTO UNTERLADSTATTER
Temática: OBJETOS
OBJETOS
Um instante de silêncio. Uma sensação. Um calafrio. Num piscar de olhos, me dei conta que os objetos da minha casa me observavam. Naquele instante, era eu quem estava invadindo o seu espaço. Não poderíamos mais, eu e eles, esconder a sua presença. Então, são fotografias pinholes de objetos do cotidiano ressaltando suas formas e deixando de lado a carga simbólica ou a narrativa que lhes poderia ser, normalmente, atribuída. Questões pictóricas e, por vezes, gráficas se tornaram presentes. O resultado final veio da captação de imagens de diferentes objetos pretos sobre fundos também pretos, cuja interferência da luz natural e direta lhes confere as nuances de cinza. A hiper luminosidade sobre eles e o tempo de exposição a ela, tornaram aparente a sua volumetria. Un momento de silencio. Una sensación. Un escalofrío. En un abrir y cerrar de ojos, me di cuenta de que los objetos de mi casa me miraban. En ese momento fui yo el que estaba invadiendo su espacio. Ya no podemos, yo y ellos, escondiendo su presencia. Por lo tanto, son fotografías pinholes de objetos cotidianos, resaltando sus formas y dejando de lado lo simbólico o narrativo que normalmente se le asignaría. Preguntas pictórica y gráfica a veces se hizo evidente. El resultado final vino de la captura de imágenes de diferentes objetos negros en un fondo negro también, cuya interferencia de la luz natural directa da los matices de gris. La híper luminosidad sobre ellos y el tiempo de sobre exposición a la misma, se convirtió en su volumetría.
Proposta conjunta:
TRABALHAR COM DIVERSOS OBJETOS, A PARTIR DO LOCAL ONDE ESTIVEREM INSERIDOS OU REINTERPRETAÇÃO DOS OBJETOS DAS FOTOGRAFIAS POR OUTROS MEIOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA. TRABAJAR CON DIVERSOS OBJETOS DESDE LO LOCAL DONDE ESTUVIEREN INSERTADOS OU REINTERPRETACIÓN DE LOS OBJETOS DE LAS FOTOGRAFÍAS EN OTROS MEDIOS DEL ARTE CONTEMPORÁNEO.
__________________
PROPOSTA Nº 5
Obra de referência: desenho sobre acrílico e acetato/ dibujos en acrílicos y acetatos
Artista do Navi: ANA VERGAMINI
Artista do Navi: ANA VERGAMINI
Artista de Kiosko: MARCELA RIVERA
Temática: TERRITÓRIO NÔMADE
TERRITORIO NOMADE
Andar, vencer pequenas ou grandes distâncias faz parte da natureza do ser humano. Por uma questão de sobrevivência, desde os tempos mais remotos, o simples ato de caminhar proporcionou autonomia aos povos e populações na busca por alimento, lugares para morar e terras para o plantio. A necessidade de conquistar territórios alheios, caracterizada por um busca incansável de poder, reforça esta necessidade humana de criar condições que proporcionem mobilidade. A relação entre este “corpo móvel”, o tempo e o espaço percorridos por ele, transforma o viajante em um mediador na construção dos territórios explorados. A idéia de percorrer trajetos, de viajar por lugares e apropriar–se deles é parte deste processo, continuamente, experimental. Caminar, ganar distancias pequeñas o grandes es parte de la naturaleza humana. Como una cuestión de supervivencia, desde los primeros tiempos el simple acto de caminar le dio autonomía a los pueblos y las poblaciones en la búsqueda de comida, lugares para vivir y la tierra para la siembra. La necesidad de conquistar los territorios de los demás, que se caracteriza por una búsqueda incesante de poder, refuerza esta necesidad humana de crear condiciones propicias para la movilidad. La relación entre el cuerpo móvil del espacio y el tiempo de recorrido por el viajero, se transforma en un mediador en la construcción de los territorios de operación. La idea de recorrer trayectos, de viajar por lugares y tomar posesión de ellas es parte de este proceso, de forma continua y experimental.
Proposta conjunta:
CRIAR ALTERNATIVAS DE MOVIMENTO QUE ACIONEM O ESPAÇO. CREAR ALTERNATIVAS DE MOVIMIENTOS QUE ACCIONEN EL ESPACIO.
NAVI - LINHA DE PARTIDA gravuras de IBERÊ CAMARGO
De 03 de agosto a 11 de setembro estará no Centro Municpal da Cultura Henrique Ordovás Filho a exposição Linha de Partida, uma série de gravuras do artista gaucho Iberê Camargo. Na abertura, além de público em geral, representantes da Fundação Iberê Camargo, da Secretaria Municipal da Cultura, da Unidade de Artes Visuais da Secretaria e diretoria do NAVI.
NAVI - PLANO MUNICIPAL DA CULTURA
Representantes do NAVI na audiência pública de apresentação das emendas e sua incorporação à Minuta de Plano Municipal da Cultura. Organizada pelo Conselho Municipal da Cultura, representado pela sua atual presidente Sra. Rúbia Firzzo, e Secretaria Municipal da Cultura, representada pelo Secretário Municipal da Cultura Sr. Antônio Feldmann, a reunião teve como objetivo estabelecer um debate aberto sobre o Plano Municipal de Cultura, cujas reinvindicações da comunidade cultural deverão ser, posteriormente, enviadas à câmara Municipal de Vereadores para votação da lei que deverá gerir as políticas públicas do município de Caxias do Sul.
Assinar:
Postagens (Atom)