A FOLHA DE CAXIAS
mostra reportagem sobre o NAVI- Arte Postal na edição da próxima segunda feira - por hora, veja no Blog do jornal.
Na terça feira estaremos colocando no Correio os 1.800 postais que serão enviados para os inscritos da cidade e região, além daqueles de outros estados até de fora do país.
AGUARDEM !!!!!!!
Esperamos que muitos postais retornem ao NAVI para que em setembro a exposição se realize no Ordovás.
15/06/2012
NAVI coloca em prática projeto Arte Postal
1,8 mil cartas artísticas serão colocadas nos Correios na terça-feira, endereçadas a pessoas de Caxias e região
Compartilhe:
Foto: Gabriel Lain
Louise Pierosan
louise.pierosan@folhadecaxias.com.br
Na terça-feira, o Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul (NAVI) irá colocar nos Correios 1,8 mil postais artísticos, produzidos por 31 associados do NAVI. As pessoas que receberem as cartas estão participando do projeto Arte Postal, e têm a tarefa de interferir na arte recebida e, num prazo de 30 dias, reenviá-la ao Núcleo com a sua visão sobre a obra.
A ideia é que em setembro deste ano seja realizada uma exposição com os postais que forem modificados e devolvidos. “Não sabemos se vão retornar todos. Se voltar um, 1,8 mil, ou nenhum, cumprimos essa etapa, expandimos o território do NAVI. De certa forma já estamos contaminando alguém. A gente invadiu o espaço privado de alguém. Se esse alguém quiser mostrar o universo privado para a gente, será muito bem recebido”, explica a diretora do Núcleo, Mara De Carli Santos.
Ela explica que todos os participantes procuraram o projeto espontaneamente e os postais serão enviados de forma aleatória. Mara também revela todo um processo de desapego dos associados que criaram os postais, em oferecer a sua arte para que outras pessoas a reinventem.
“É um projeto despretensioso que assumiu uma proporção maior do que a gente esperava. Ninguém precisa reinventar a roda. Estabelecemos uma identidade para esse projeto. Ele nasce a partir da questão do território do NAVI e se expande para outra pessoa. A gente estabelece uma mensagem visual para alguém que estabelece um compromisso de nos retornar com outra mensagem”.
O projeto é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul, e tem o apoio completo da Randon.
Leia a matéria completa na Folha de Caxias desta segunda-feira.