quinta-feira, 20 de outubro de 2011

NAVI - KIOSKO a exposição Continentes - notícias

20/10/2011 | N° 11196 BIENAL - JORNAL PIONEIRO/CADERNO SETE DIAS

Arte que aproxima

Projeto da Bienal expõe trabalho de bolivianos no Navi


Estender a ação artística no espaço e no tempo é uma das propostas da 8ª Bienal do Mercosul e seu tema geopoético. Em Caxias do Sul, o abstracionismo do conceito se materializa em forma de exposição de arte e ganha o tempo por meio dos laços permanentes criados entre artistas de países e técnicas distintas. Dentro do projeto Continentes, o Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul (Navi) foi um dos três espaços independentes escolhidos no Estado para ganhar a parceria artística de profissionais da Colômbia e da Bolívia.
O resultado do intercâmbio com o espaço de arte Lugar a Dudas, de Cáli, na Colômbia, já foi apresentado em Caxias. A partir de amanhã é a parceria com a galeria de arte Kiosko, de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que ganha visibilidade na sede do Navi.

– Escolhemos cinco trabalho de artistas nossos que têm olhar contemporâneo e produção sistemática. Cada um estabeleceu um título e um texto de fundamentação. Esses trabalhos serviram como uma espécie de gatilho para que houvesse uma resposta por parte dos artistas de Kiosko – explica a presidente do Navi, Mara De Carli Santos.

Os cinco trabalhos ganharam leituras de oito artistas atuantes na Bolívia. Os diretores do Kiosko, Raquel Schwartz e Roberto Unterladstatter, vieram a Caxias especialmente para montar a exposição e para conhecer pessoalmente os profissionais com os quais trocam ideias artísticas desde abril. Na exposição de Caxias estão obras de diferentes linguagens – objetos, fotografias, vídeos, instalações – e que estabelecem relações com os trabalhos dos caxienses. Unterladstatter, por exemplo, trabalhou o conceito da obra de pinhole de Neuza Zini.
– São fotos que tirei na casa onde morava, um trabalho geográfico do espaço. Estava deixando aquele lugar, o que imprimiu um tom poético e sensível às imagens – fundamenta o boliviano.

Visitar a exposição é uma oportunidade de visualizar os caminhos cruzados entre caxienses e bolivianos. Porém, mais do que isso, o projeto Continentes proporcionou um aprendizado coletivo e espontâneo.
– A expansão do território foi também do pensamento e da palavra – diz Mara.
– Nem sabíamos que Caxias existia, esse diálogo foi muito importante. Experimentar a partir de outro trabalho é muito enriquecedor. E não acaba aqui, queremos fazer mais coisas, repetir a mostra na Bolívia. É um circuito que vai se abrindo – complementa Raquel.

siliane.vieira@pioneiro.com
SILIANE VIEIRA
Exposição
A abertura da mostra do projeto Continentes (Navi-Kiosko) ocorre amanhã, às 20h, na sede do Navi (Rua Etore Pezzi, bairro Madureira). Visitas guiadas podem ser feitas até o dia 15 de novembro, sempre às terças e quintas, das 14h às 16h30min. A entrada é franca.
Informações pelo telefone (54) 3214.4114

Durante a montagem o registro da equipe de jornalismo da TV CAXIAS/ Canal 14, para noticiário das 20 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário