A Bienal no NAVI deixa levar a Colômbia para casa
É pra lá de instigante e renovador de ares o projeto Navi Lugar a Dudas, que está sendo implementado na sede do Navi (Rua Ettore Pezzi, 2488, Bairro Madureira, em frente à Escola Maguary). Braço do Projeto Continentes, da 8ª Bienal do Mercosul, o projeto traz a Caxias um pouco das ações do Lugar a Dudas, de Cali, Colômbia. O espaço colombiano é um bombril artístico, com mil e uma atividades. Todas focando a arte e suas reverberações no cotidiano.
Trouxeram para cá Um Gabinete de Curiosidades, recheado de trabalhos de artistas colombianos. A gente abre as gavetinhas e se depara com uma peça, uma proposta de reflexão, CDs com sons da cidade de Cali, dentre outras coisas. Nas paredes do Navi, fotos de lugares do país hermano, textos de arte, reproduções de páginas de fanzines de cinema e arte, pequenos frascos com essência de Cadmia – árvore em extinção na Colômbia. Se algumas destas imagens ou textos interessar muito ao visitante, ele pode reproduzi-la numa copiadora e levá-lo para casa.
A partir do lema Venha, olhe, copie, distribua, conheça, a proposta enfeixa/discute/reiventa dois conceitos básicos: museu e reprodutibilidade da arte. Afinal, a ideia de museu nasceu justamente de um dispositivo móvel como este da foto acima, que eles trouxeram e mantêm no Navi até segunda (com visitas das 14h às 17h). Sobre a reprodução e acesso à arte, vale dizer que o gesto simples de poder carregar consigo uma referência ou informação de arte para casa (para leituras, apreciações e reflexões posteriores) é um jeito de contribuir para redesenhar as poéticas artísticas nestes tempos de redes de informações.
Ah, sim: e ainda tem o Ciclo de Cinema de Cali, que segue com entrada franca.
05/10/2011
A exposição vai até segunda, dia 10/10? O espaço abre domingo?
ResponderExcluir